BUSCA

Quem sou eu

Minha foto
Sou doutora em Literatura. Escrevo há mais de 15 anos, mas sem disciplina. Sou aquela escritora que se guarda para o futuro, à espera de um grande acontecimento. Sinto que chegou a hora. É com retalhos e epopeias que me inventarei - com pequenos e grandes eventos - com fragmentos e grandes feitos - serei a tecelã de uma história e a sua heroína. Serei Penélope e Odisseu. Me acompanhe nesta viagem! Colunista da seção de Escrita Criativa na comunidade literária Benfazeja. Livros publicados: FLAUIS (2010) e RETALHOS E EPOPEIAS (Editora Patuá, 2012). Mais sobre mim em meu site oficial

Me encontre

MENU

Divulgue o blog!


Banner 120 x 60


Banner 150 x 90


Arquivo do blog

LEITORES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Todos os textos são de autoria de Carolina Bernardes. A cópia não é autorizada e configura plágio. Tecnologia do Blogger.

24 fevereiro, 2011

Campanha "Plágio é Crime" por Mariana Collares

    
      Meus caros amigos: o tema do momento é o Plágio. Toda a minha semana foi dedicada a uma discussão com meus alunos sobre como combater essa ilegalidade nos meios acadêmicos e pela internet. Curiosamente, minha companheira colunista do site Benfazeja, Mariana Collares, publicou em seu blog Devaneios Literários um post incrível sobre o tema, lançando, assim, uma campanha contra o roubo de textos. Por favor, vamos todos aderir. Abaixo divulgo o texto que ela publicou em seu espaço, obviamente com todos os créditos que ela merece. E, para fazer jus a eles, ao invés de comentarem aqui, seria muito bacana se vocês se deslocassem ao Devaneios Literários e comentassem diretamente à sua verdadeira autora.





           "Ok, você adorou o texto! Ele te traduziu, ou traduziu teus sentimentos, ou tuas vontades, ou teus sonhos. Ele até parece teu!!! Parece feitinho pra ti, pra caber certinho na tua boca, na tua página de relacionamentos na Internet, no teu blog! Tudo muito legal se não fosse o anti-critério de colocar teu nome embaixo dele. Não faça isso! É feio, é passível de tudo, desde danos morais a cadeia! Ok. Cadeia é demais. Mas dá uma boa pena alternativa. E na reincidência, dá cadeia mesmo. Qual a tua diferença para os caras que furtam e roubam? Nenhuma. Você se APROPRIOU de algo que não criou. Fez teu o que não é teu, mas é do mundo. Dito por alguém um dia, num dia inspirado, que não foi ganho de presente. Inspiração é igual a trabalho árduo. Não nasce do nada! Vem de anos e anos de leitura e pensamento. De anos de imaginação posta em prática e nada de preguiça. De anos de estudo e transpiração para chegar a criar algo que valha para o mundo – esse que tá aí pra admirar o belo, o inovador, o emocionante! Então não copie! Não ponha teu nome em algo que não criaste. Em algo que nunca foi teu! Mesmo que seja algo que poderias dizer com a maior naturalidade! Plágio é crime! Plágio indica mau-caráter. Plágio é falta de criatividade, de vergonha na cara. Sabe aspas? “ASPAS” servem para citar. Depois delas vem o ponto e depois o nome do autor. Pode ser? Leia, divirta-se, cite, sem problemas. Mas não atribua algo que não é teu a ti mesmo ou a alguém ao revés do autor. Mostre que tens talento, ao menos pra escolher as palavras bonitas para enfeitar teu blog-espaço. Se elas não são tuas “formalmente falando”, elas se fazem tuas. Mas não as roube. Use-as com critério. Com educação. Com dignidade. Difícil? Não. Fácil pra quem entende o valor de uma bela criação, qualquer que seja. Todo mundo já criou algo de seu pro mundo. Então pense nisso e não entre nessa de PlÁGIO. Esta autora agradece". (MARIANA COLLARES)



6 Comentaram. Deixe seu comentário também!:

Junior Rios disse...

Ótima e essencial postagem! É preciso urgentemente a conscientização quanto ao plágio...Gostou, então dê os créditos!

Bjo


wwwsinparangon.blogspot.com

Roseane disse...

Certamente, o plágio não é somente um desrespeito ao autor do texto, como uma declaração de incapacidade de produzir um bom trabalho.

Abç!

Charles Netto disse...

Parabéns pelo pelo post, que faz esta divulgação, alerta e ao mesmo tempo protesto legítimo contra o plágio, valeu mesmo, ok!

Laura Brandão disse...

Carolina, Indiquei teu blog ao Prêmio Blog de Ouro de 2011.
Segue o Link => http://migre.me/3X65y

Abraços e Ótimo Sábado!

Anônimo disse...

Minha querida, com certeza vou divulgar! Já fui vítima de plágio e sei na pele o quanto isso é ruim.

Estou levando o selinho pra divulgar a campanha... Beijos :)

Sinho Livre disse...

faremos uma campanha..o que achas?se aceitar um desafio..sei que dentro de ti existe uma escritora nata...um poetisa "em conserva".

Ganhe "Os miseravéis" de Victor Hugo


Venha participar você também.do primeiro sarau de poesias 'wiki'(lembrando que os participantes não poderão "wikar"seus artigos,apenas postar num comentário o link do seu poema).
É muito simples,basta postar O LINK DO SEU POEMA NO BLOG e torcer para que ele seja o mais comentado do mês.O poema mais comentado ganhará como prêmio simbólico;
- um rarissímo item de colecionador literário,a fantástica obra "Os miseravéis"(Detalhes geral sobre a obra no próximo post) do imortal Victor Hugo.A mais bem sucedida versão para a língua brasileira de todos os tempos.
Participe você também.Ao deixar o link no blog,eu (sinho livre) visitarei seu blog...deixarei um comentário,adcionarei meu perfil como seu seguidor e postarei seu poema no SINAIS SUTIS (http://desenhospoeisiascomportamento.blogspot.com/).
Vale lembrar ,que os créditos autorais do post(poema)à serem exibidos no SINAIS SUTIS serão do autor de origem, ou seja...VOCÊ.(o link do post original e o nome do autor serão exibidos logo abaixo do poema).
O INTUITO DESTE SARAU é meramente cultural ,intereativo e literário.Visa a valorização dos blogs como importantes ferramentas de propagação de novos talentos.Quero deixar bem claro NÃO HÁ INTERESSE COMERCIAL NEM FINANCEIRO.
O sarau terá início no mes de abril,quando as energias desperdiçadas no carnaval já estarão repostas(data ainda à combinar).Para concorrerem ao prémio citado acima,também se fará necessário que sigam o blog SINAIS SUTIS para acompanharem o decorrer do processo geral do sarau.
Mais informações sobre como deverão ser os processos de seleção do poema vencedor aqui no blog no próximo post.
PARTICIPE ,VENHA MOSTRAR DO QUE VOCÊ É CAPAZ.
organizador do evento:
Sinho livre

Obs.:
Deixem o link do poema com qual gostariam de participar no blog em forma de comentário.obrigado.
caso não tenha interesse em participar,peço sua ajuda para ajudar-me à promover o evento,desde já agradeço.abraços.

siga-me no twitter;
sigo automático
http://twitter.com/#!/nilsinho75

Postar um comentário

Olá, obrigada por visitar meu blog. Sua contribuição é muito importante para mim!

LIVROS ESSENCIAIS

  • A Demanda do Santo Graal. (Anônimo)
  • A vida e as opiniões do cavalheiro Tristam Shandy. (Laurence Sterne)
  • Ascese. (Nikos Kazantzakis)
  • Cem anos de Solidão. (Gabriel Garcia Marquez)
  • Crime e Castigo. (Dostoiévski)
  • Folhas de Relva. (Walt Whitman)
  • Húmus. (Raul Brandão)
  • Judas, o Obscuro. (Thomas Hardy)
  • Mahabharata (Anônimo)
  • Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)
  • Narciso e Goldmund. (Hermann Hesse)
  • O casamento do Céu e do Inferno. (William Blake)
  • O homem que comprou a rua. (Tarcísio Pereira)
  • O Perfume. (Patrick Süskind)
  • Odisseia (Kazantzakis)
  • Odisseia. (Homero)
  • Os Cadernos de Malte Laurids Brigge. (Rainer Maria Rilke)
  • Peter Pan. (J. M. Barrie)
  • Poemas (Seferis)
  • Poemas Completos de Alberto Caeiro (Fernando Pessoa)
  • Zorba, o grego. (Nikos Kazantzakis)

Banner 250 x 40


De onde vêm meus visitantes?

 
2009 Template Bucólico|Templates e Acessórios