BUSCA

Quem sou eu

Minha foto
Sou doutora em Literatura. Escrevo há mais de 15 anos, mas sem disciplina. Sou aquela escritora que se guarda para o futuro, à espera de um grande acontecimento. Sinto que chegou a hora. É com retalhos e epopeias que me inventarei - com pequenos e grandes eventos - com fragmentos e grandes feitos - serei a tecelã de uma história e a sua heroína. Serei Penélope e Odisseu. Me acompanhe nesta viagem! Colunista da seção de Escrita Criativa na comunidade literária Benfazeja. Livros publicados: FLAUIS (2010) e RETALHOS E EPOPEIAS (Editora Patuá, 2012). Mais sobre mim em meu site oficial

Me encontre

MENU

Divulgue o blog!


Banner 120 x 60


Banner 150 x 90


Arquivo do blog

LEITORES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Todos os textos são de autoria de Carolina Bernardes. A cópia não é autorizada e configura plágio. Tecnologia do Blogger.

31 dezembro, 2010

FAXINA NA ALMA: O MELHOR DE MIM PARA 2011!

Pois é, hoje é 31/12 (mais precisamente 18:15 h) e eu estou aqui escrevendo esta postagem. Como uma nerd de computador... Como se fosse passar a virada do ano navegando em chats para amaldiçoar aqueles que comemoram o fim e o começo! Ou o recomeço! Não, não conseguiria renegar esse ritual que me comove as entranhas. Agora há pouco vi na televisão a entrada para 2011 em outras partes do mundo - Nova Zelândia, Austrália, China - e me arrepiei toda. Como não me comover com a reunião de milhares de pessoas voltadas a um mesmo pensamento: celebrar o novo ano?
Bem, mas o que faço aqui, então, que não estou me arrumando?
É exatamente por esta razão que aqui estou: me arrumar. Deixei para o último dia do ano a faxina da minha alma. Muitas gavetas e armários para organizar e muito que jogar fora.

1. O que eu fiz de bom

* Terminei de escrever a tese de doutorado (poiséééé...)     
* Fui para Buenos Aires em fevereiro (fiquei lá menos de 24 horas, nem o tango vi, só comi uma carne pra lá de ruim - churrasco, só no Brasil)
* Defendi o doutorado com a presença de meu querido amigo chileno Don Miguel Castillo Didier
* Minha verdadeira primeira Noite de Autógrafos foi em abril - resultado da premiação do Concurso Grandes Empresas na Literatura (ver Café Filosófico e Lançamento de Flauis)
* Fui ao Chile em agosto e vi (e pisei) a neve pela primeira vez
* Inaugurei o Retalhos e Epopeias em 30 de setembro (O Chamado e o Grito)



2. Minhas frustrações :(

Eu sei que a lista de coisas boas é bem satisfatória e suficiente para enquadrar 2010 entre os melhores anos de minha vida. Mas, não foi assim que me senti...
* O emprego que precisei manter até outubro foi um desastre: universo medíocre, mesquinho e mau-caráter.
* Tentativas múltiplas de novo emprego: NADA.
* Projetos para a carreira de escritora: recusados!
* Transformações na vida familiar



3. O que aprendi =D  \o/


* Que tudo é transitório. Portanto, não há razão para desespero.
* A solução sempre chega, ainda mesmo quando acreditamos que tudo está perdido.
* É preciso saber distinguir "Intuição" de "Desejo". Muitas vezes, aquilo que pensamos ser um anúncio do futuro é somente a nossa vontade de que aquilo aconteça.
* Por mais que sejamos cultos, preparados, bem formados e especiais, nada somos além de um ser que sofre como todo mundo. Portanto: HUMILDADE!
* Tudo o que eu mais quero é realmente ser escritora.
* Devo persistir bravamente em minha luta para tornar-me O MELHOR DE MIM!



Certamente, não foi um ano fácil e confesso que estou aliviada por ele terminar. Tenho grande expectativas para 2011 - mas talvez não devesse esperar tanto. Pois nossas escolhas fazem nossas experiências e essas escolhas só podem ser feitas no momento oportuno. Mas não podemos nos privar da Esperança - e eu creio, sinceramente, que boas coisas virão em 2011, pois espero estar mais madura para as escolhas que farei.

Enfim, felicidades a todos! Espero compartilhar com vocês muitas mensagens de transformação. A vida é movimento rumo à transformação!

PS: Desculpem partir, mas já são 20 horas e, agora sim, vou fazer chapinha, maquiagem e celebrar a festa de todos nós!!!

9 Comentaram. Deixe seu comentário também!:

Samantha Ollen disse...

Doutora em literatura, que máximo! Parabéns :D

Vital Cruvinel disse...

Que bonito seu blog, Carolina!

Observando objetivamente você tem muita coisa boa pra contar de 2010. Considere-se uma vencedora!

Abraço e muito sucesso pra 2011!

CAROLINA BERNARDES disse...

OLá, Vital. Obrigada por me visitar e me seguir. É uma honra para mim. Seu blog é muito bom, reflexões fantásticas! Desejo o melhor para você em 2011!

CAROLINA BERNARDES disse...

Samantha, obrigada pela visita e pelo comentário! Sucesso com seu blog! Abraços

Unknown disse...

Estou intimidada de fazer meu comentário aqui pois sou uma mãe- tiete, mas não só isso, sou verdadeiramente sua fã. Sempre fui, a partir do momento que você começou a escrever. Quase tudo que você passou em 2010, eu participei, te ouvindo ou te ajudando à minha moda, portanto sei que foi muito penoso para você. Mas em 2011, as dificuldades vão existir sim, mas as glórias também. Sim, sem sacrifício, as glórias não terão o mesmo sabor.Parabéns, Carol, você merece todo o incentivo de admiradores.

BiaBloom disse...

Olá, Carolina Bernardes! Eu sou aquela do blog Inverno das Flores, sabe? Então, sempre passo no seu blog para ver as postagens que você andou fazendo! Estou quase colocando aquela entrevista no blog! Para quem não sabe do assunto, eu fiz uma entrevista com essa escritora, através do e-mail, e vou colocar no meu blog!
Mas eu estou aqui, na verdade, para elogiar essa sua postagem! Muito legais as coisas que você citou! Pois é necessário até mesmo das frustrações para que o último item (o que aprendi) se realize!
Parabéns!

Evandro Oliveira disse...

Que prazer conhecer seu blog, sou formado em letras também e jornalismo.
Vou voltar aqui muitas vezes, afinal um blog de uma doutora em literatura não se acha todo dia.

http://sabordaletra.blogspot.com/

CAROLINA BERNARDES disse...

Olá, Evandro. Agradeço muito sua visita e presença em meu blog. Para mim, que estou começando a desbravar o mundo dos blogs, é uma grande honra ter você por aqui. Parabéns pelo ótimo conteúdo e pelos textos bem redigidos!
Grande abraço!
Carolina

Emilia Vaz disse...

Bem,bela moça,pra começar,quero agradecer por tua passagem e o teu rastro no meu blog.Espero que vc tenha tido uma ótima virada de ano,e tua faxina na alma,foi bem parecida com a minha,que aliás venho fazendo todo o santo dia.Humildade,é a palavra certa.Gratidão,jamais esquecer.Esperança,nunca deixar morrer.E te acrescento mais uma, paciência.Muita paciência.Escrevo há muito tempo.Gosto de contar histórias,nada tão profundo e excepcional.Estou com o blog desde de 2009,e ja pensei em desistir muitas vezes.Mas tem outra palavra que não sai da minha cabeça."Teimosia"!
Vamos a luta garota.O que deu pra mim ver aqui,vc é talentosa demais!E com certeza ainda vai contar um grande acontecimento que entrará para historia.
Bom te conhecer,querida
Bjkas

Postar um comentário

Olá, obrigada por visitar meu blog. Sua contribuição é muito importante para mim!

LIVROS ESSENCIAIS

  • A Demanda do Santo Graal. (Anônimo)
  • A vida e as opiniões do cavalheiro Tristam Shandy. (Laurence Sterne)
  • Ascese. (Nikos Kazantzakis)
  • Cem anos de Solidão. (Gabriel Garcia Marquez)
  • Crime e Castigo. (Dostoiévski)
  • Folhas de Relva. (Walt Whitman)
  • Húmus. (Raul Brandão)
  • Judas, o Obscuro. (Thomas Hardy)
  • Mahabharata (Anônimo)
  • Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)
  • Narciso e Goldmund. (Hermann Hesse)
  • O casamento do Céu e do Inferno. (William Blake)
  • O homem que comprou a rua. (Tarcísio Pereira)
  • O Perfume. (Patrick Süskind)
  • Odisseia (Kazantzakis)
  • Odisseia. (Homero)
  • Os Cadernos de Malte Laurids Brigge. (Rainer Maria Rilke)
  • Peter Pan. (J. M. Barrie)
  • Poemas (Seferis)
  • Poemas Completos de Alberto Caeiro (Fernando Pessoa)
  • Zorba, o grego. (Nikos Kazantzakis)

Banner 250 x 40


De onde vêm meus visitantes?

 
2009 Template Bucólico|Templates e Acessórios